Claudinha, assistida da ACORDE comove ao doar cabelo em São Carlos: ‘ato de amor’, diz

Nem mesmo a dificuldade de locomoção impediu Claudia Tereza Lavandoski, de 38 anos, de ir até a Rede Feminina de Combate ao Câncer, em São Carlos (SP), realizar o sonho de fazer o bem. Ela decidiu doar mais de 40 centímetros de cabelo para a confecção de perucas para pessoas com câncer em tratamento com quimioterapia.

A entrega de duas mechas grandes – uma ela guardava há anos e a outra foi cortada recentemente – comoveu quem presenciou a entrega, feita nesta semana, e o exemplo iniciou uma onda de solidariedade .

“Um ato de amor ao próximo, carinho e muita felicidade”, disse Claudinha.

Claudinha tem ataxia hereditária, um transtorno neurológico que afeta uma parte do cérebro e, por isso, não tem controle sobre a coordenação dos movimentos, o que causa dificuldade para andar, falar e engolir.

Com um sorriso no rosto e um novo penteado, Claudinha foi até a Rede Feminina com a pedagoga Isabel Cristina Ranieri e a psicopedagoga Danielle Gomes, ambas da Associação de Capacitação, Orientação e Desenvolvimento do Excepcional (Acorde), que atende pessoas com pessoas com deficiências físicas e intelectuais desde 1988. Atualmente, o local atende 64 alunos e conta com ajuda de doações e voluntários.

Admiração

Foi Isabel quem falou da Rede Feminina para Claudinha. Ela conta que ficou surpresa com o desejo da aluna. “Eu fiquei meio passada. Isso é muito gratificante pra nós, porque a gente não espera ouvir isso deles. Acho que qualquer outro ali não pensaria nisso, talvez jogasse fora”, disse. “A pessoa que vai receber uma peruca dessa, você não sabe a condição financeira dela. Ninguém é tão pobre que não possa doar e ninguém é tão rico que não possa receber”, completou.

Aa atitude de Claudinha, tocou Danielle, que irá levar o cabelo da sobrinha, que está guardado, até a rede. Ela acredita que a ação pode desencadear uma corrente de solidariedade. “A atitude dela é um exemplo para outros doarem seus cabelos, compartilharem com os amigos e familiares a importância da gente se colocar no lugar do outro”, disse.

Desejo

Durante a entrega na rede, Claudinha revelou que esse era um antigo desejo, despertado ao ver uma menina doando o cabelo em um programa de TV.

Em 2007, quando estava com o o cabelo abaixo da cintura, ela já tinha cortado acima do ombro e guardou a mecha sem saber para quem doar.

Somente ao cortar o cabelo novamente, é que ela contou para as professoras o seu desejo de ajudar.

“Eu queria fazer alguém que não tinha cabelo feliz ,de coração. Perguntei onde poderia doar e as professoras me falaram da rede. Na mesma semana revirei minha casa procurando o cabelo que tinha guardado”, contou Claudinha.
Sobre o novo visual, ela diz que gostou bastante e ganhou até uma touca da rede para colocar em cima das “marias chiquinhas”. “Agora eu gostei muito mais, eu posso lavar o cabelo sozinha”, disse.

Doações de cabelo

A Rede Feminina de Combate ao Câncer aceita doações de vários tamanhos de cabelo. O material pode ser levado na sede em São Carlos, que fica na Rua Dr. Serafim Viêira de Almeida, 335, no Jardim Paraíso. O atendimento ocorre de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h.

A rede junta o material doado e envia para uma peruqueira em São Paulo, que confecciona perucas e envia de volta para a organização. As pacientes cadastradas podem retirar as perucas gratuitamente. Na última leva recebida, no início deste ano, a rede recebeu 53 perucas.

Fonte: G1 (g1.globo.com)

0 respostas

Deixe um comentário


Deixe um comentário