Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2023: uma campanha que abre caminhos para a inclusão

Nesta segunda-feira (21), damos início a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. Anualmente, essa celebração acontece de 21 a 28 de agosto.

Essa iniciativa foi oficialmente integrada ao calendário nacional por meio da Lei nº 13.585/2017, com o propósito de aumentar a conscientização sobre as Pessoas com Deficiência (PCD). Este esforço visa abordar as suas necessidades junto à sociedade e ressaltar novas abordagens para enfrentar o preconceito, permitindo-lhes vivenciar uma vida plena.

Adicionalmente, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência busca disseminar o entendimento sobre as condições desses indivíduos, o que é considerado um passo para transformar a realidade, superando os obstáculos que os impedem de participar plenamente, em igualdade de condições, com as demais pessoas.

O tema escolhido para a edição deste ano, em 2023, é “Conectar e Agregar para Construir Inclusão”. O Instituto Acorde procura evidenciar à população a importância de estabelecer conexões entre as pessoas por meio da comunicação, proporcionando informações e novas perspectivas sobre a realidade que eles vivenciam.

Essa conexão oferece às pessoas com deficiência e suas famílias um melhor entendimento dos seus direitos, além de disponibilizar meios acessíveis para se comunicar com a sociedade como um todo, utilizando diversos canais de comunicação digital, como redes sociais, podcasts, transmissões ao vivo, blogs, websites e aplicativos de mensagens instantâneas, entre outros”

O Instituto Acorde está empenhado em estimular ainda mais a sociedade a adotar posturas que resultem em uma inclusão prática verdadeira. Isso é essencial para construir um mundo melhor e mais igualitário para todos.