O Terapeuta Ocupacional (T.O) na ACORDE

O Terapeuta Ocupacional (T.O) na ACORDE, atende os casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) sendo estes os maiores diagnósticos que passam pela T.O atualmente, e no geral, também, atende a demanda de deficiência intelectual, atrasos no desenvolvimento, TDAH. A Terapia Ocupacional tem como objetivo trabalhar a autonomia e independência dos assistidos, favorecer a socialização e comunicação social, auxiliar e treinar as atividades de vida diária proporcionando funcionalidade no dia a dia, como por exemplo: vestir-se, escovar os dentes, pentear os cabelos, calçar sapatos, treinar a coordenação motora fina e grossa, habilidade necessária para a escrita, usar tesoura e outras tarefas do dia a dia. Favorecer habilidades visuais; favorecer o brincar funcional e a resolução de problemas; proporcionar a expressão de sentimentos, estimular e treinar habilidades cognitivas, de linguagem, comunicação e interação. É cada vez maior o número de casos diagnosticados de autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), que consiste em uma alteração no neurodesenvolvimento de algumas áreas do cérebro responsáveis pela linguagem, comunicação, interação e cognição.

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), Os critérios para o diagnósticos do TEA consistem em: (a) déficits persistentes na comunicação e na interação social e (b) padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Tais características devem estar presentes desde os primeiros anos de vida da pessoa, sendo possível rastrear o autismo a partir de 1 ano e 4 meses, quando a criança já pode dar alguns sinais atípicos do desenvolvimento, ou até mesmo antes dessa idade, a partir dos 6 meses, já é possível observar algumas alterações no desenvolvimento do bebê.

É importante frisar que quanto mais cedo for descoberto o autismo (ou mesmo que este diagnóstico não seja fechado de imediato), maior será a “janela” de intervenções na qual a criança receberá os estímulos necessários para aquela faixa etária, isso para os casos diagnosticados de autismo ou outros diagnósticos, por exemplo: deficiência intelectual, atrasos no desenvolvimento, transtorno e déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), síndrome de down, entre outras condições.
A ACORDE está à disposição das pessoas desde 1988, é uma Associação sem fim lucrativo e presta atendimento sério, competente e acima de tudo profissional aos assistidos. Todos os profissionais da saúde e da educação são formados em cursos de nível superior.

É importante dizer que o trabalho da T.O na ACORDE e de qualquer outra área dentro dessa Associação não existe sem a participação das famílias, por isso, é de extrema importância a proximidade entre o Terapeuta e a responsável, para que o efeito dos trabalhos aconteça de forma generalizada, em ambientes naturais e menos estruturados e isso só é possível se existir essa parceria, tão importante para o assistido.

Autora: Débora Cristina Pelissari Melchiori – Terapeuta Ocupacional da Acorde
CREFITO 3 14479