A importância do Uso da Tecnologia Assistiva (TA) no aprendizado das crianças autistas

A Tecnologia Assistiva (TA) é todos os recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou auxiliar as habilidades funcionais de pessoas com deficiência em seu cotidiano. A TA tem como objetivo proporcionar independência, melhor qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação da comunicação, mobilidade, controle do seu ambiente e habilidades para o trabalho ou escola.

Sendo assim, ela pode ser aplicada a várias áreas do cotidiano, como na alimentação, com uso de talheres adaptados. Na comunicação, com recursos de Comunicação alternativa. Em sala de aula, como um simples engrossador de lápis, ou até mesmo computador com mouse adaptados.

Então quer dizer que meu celular é uma Tecnologia Assistiva? Depende. Se você for uma pessoa que necessita do sistema de acessibilidade do celular para conseguir ler as mensagens, ligar para alguém, ou pesquisar alguma coisa na internet, sim. Ou seja, se você for uma pessoa com baixa visão ou com cegueira, e necessita do celular para proporcionar independência nessa área, sim, o celular é uma TA.

Um objeto ou recurso só é considerado TA se a pessoa que estiver utilizando precisa dela para aqueles quesitos que listamos anteriormente. Meio confuso, não é? Vamos mudar de exemplo e pensar assim: O computador é uma tecnologia, certo? Mas é considerada uma TA? Depende! Se o computador for necessário para que em sala de aula você consiga acompanhar as atividades, sendo por slides ampliados, ou comunicação alternativa, sim, ele é uma tecnologia assistiva. Mas, caso você consiga acompanhar as aulas pela lousa ou com os livros, o computador será apenas uma tecnologia que “facilita” no seu cotidiano.

A TA é categorizada em duas, as de alta tecnologia, que são recursos tecnológicos, como mouse adaptados, softwares para computador/tablet/celular, controle de voz para televisão, entre outros. E podem ser de baixa tecnologia, como por exemplo, lápis engrossado, talheres engrossados ou adaptados, ou até mesmo uma prancha de comunicação feita em casa.

Mas isso quer dizer que as tecnologias de baixa tecnologia são inferiores? Nããão!! Apenas que são confeccionadas com materiais de fácil acesso e baixo custo. Porém, se for confeccionado pensando na necessidade da pessoa, e no final, ela atingir o objetivo, ela terá o mesmo resultado que uma TA de alta tecnologia.

Autora: Janaina Francieli Ferreira da Silva – Educadora Especial da Acorde