A Importância da Psicopedagoga

Atualmente a psicopedagogia é uma área com bastante destaque nos meios escolares e clínicos, posto que se ocupa da aprendizagem e dificuldades dos sujeitos em seu processo de desenvolvimento cognitivo. Deste modo, percebemos aumento significativo nas demandas de crianças com dificuldades de aprendizagem e portadoras de necessidades especiais nos últimos anos.

Assim entendemos que o psicopedagogo atualmente não limita seu trabalho, intervenções psicopedagógicas ou mesmo desempenho de funções e atividades psicopedagógicas   só com as crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem como transtornos relacionados à linguagem, escrita, cálculos ou déficits de atenção. O trabalho do psicopedagogo também se estende a atuar com as dificuldades de desenvolvimento das crianças que apresentam algum tipo de deficiência ou necessidade especial e não única e exclusivamente aos que apresentam dificuldades de aprendizagem. Seu trabalho tem caráter preventivo e terapêutico quando está relacionado aos sujeitos tidos como ´´regulares´´ e ou ´´comuns´´ que apresentam dificuldades de aprendizagem na leitura, escrita, cálculo, falta de atenção e de concentração. Mas quando se refere as suas mediações para os portadores de necessidades especiais a dimensão, a caracterização, os procedimentos e as intervenções tomam outro formato, de extrema importância, igualmente outras expectativas e perspectiva quanto aos possíveis resultados com estas crianças.

Sendo assim, sua atuação é bastante abrangente e o profissional lida com questões psicológicas, pedagógicas, afetivas e cognitivas. Por isso, ele acompanha a criança ou adolescente com variadas deficiências, como por exemplo, TEA e avalia como está sua aprendizagem, investiga os seus comportamentos e até mesmo elabora estratégias para realizar intervenções sempre que necessário.

Cabe ao psicopedagogo, impulsionar e facilitar o desenvolvimento cognitivo das pessoas com TEA, DI, PC, SÍNDROME DE DOWN E OUTRAS. Ele consegue por meio de diversas técnicas contribuir para que ESPECIAL entenda melhor as regras sociais e melhore a sua convivência com as pessoas da sociedade. Ele também atua na orientação dos familiares quanto as suas posturas e com os profissionais envolvidos diretamente com os alunos especiais.

O profissional reforça a ideia de que a aprendizagem é um processo de construção. Por isso, avalia todos os comportamentos, como curiosidades, ações e interações do indivíduo para elaborar um plano de aprendizagem. É importante e necessário que o psicopedagogo aborde cada caso individualmente de cada síndrome. Essa é a melhor forma para as intervenções pedagógicas sejam eficazes e o deficiente consiga se desenvolver, compreender e assimilar a interação com outras pessoas.

Autora:
Ana Paula Relva Izzo – Psicopedagoga Clínica e Institucional na Acorde