Fonoaudiologia e áreas de atuação

O Fonoaudiólogo (a) é o profissional que entre as suas competências estão a prevenção, intervenção e reabilitação de alterações de linguagem oral e escrita, audição, fluência, voz e motricidade orofacial. É focado em todos os aspectos da comunicação humana. Logo, é responsável por desenvolver atividades voltadas à saúde, prevenção, avaliação, diagnóstico, orientação e terapia de seus pacientes. Pode atuar de forma individual ou em parceria com outros profissionais; pode se especializar em diversos ramos e, podendo trabalhar na área clínica ou educacional, bem como na área estética; envolver-se na área acadêmica, elaborando projetos de pesquisa nas mais diversas áreas. Este profissional pode atuar em instituições de saúde públicas e privadas como hospitais, clínicas, maternidades, laboratórios de diagnósticos, etc.

Áreas de atuação na Fonoaudiologia:

01. Audiologia
Atua na recuperação de diversos distúrbios auditivos, proporcionando desde terapias até a adaptação de aparelhos auditivos.

02. Linguagem
Trabalhará com aspectos que envolvem a comunicação oral e escrita, visando identificar e trabalhar possíveis distúrbios no processo de desenvolvimento da comunicação na esfera citada desde a infância à vida adulta.

03. Motricidade
Trabalhará na habilitação de funções relacionadas à respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação da fala, visando melhores condições de vida e de comunicação do paciente.

04. Saúde coletiva
Fazendo parte de grupos de estudos e reflexões sobre políticas públicas no sistema de saúde no Brasil. Pode atuar na atenção à saúde, sendo na promoção, prevenção, educação e intervenção, a partir do diagnóstico de grupos populacionais.

05. Voz
Atuará na avaliação, no diagnóstico e na reabilitação de problemas vocais, bem como com o aperfeiçoamento estético da comunicação e expressividade da voz, também poderá atuar com a prevenção de patologias vocais.

06. Disfagia
Atua na avaliação e no diagnóstico de distúrbios da deglutição, com intuito de intervir (habilitar e ou reabilitar) para prover melhoria na qualidade de vida do paciente.

07. Fonoaudiologia Educacional
O profissional terá espaço para atuar na promoção, aprimoramento e prevenção de alterações dos aspectos relacionados à audição, linguagem (oral e escrita), motricidade oral e voz que favoreçam e otimizem o processo de ensino e aprendizagem.

08. Gerontologia
Nesta área, muitas vezes sendo parte de uma equipe multidisciplinar, atua na promoção da saúde do idoso, prevenção, avaliação, diagnóstico, habilitação, reabilitação dos distúrbios relacionados à fala, audição, ao equilíbrio, à deglutição, motricidade orofacial e voz nessa população.

09. Fonoaudiologia Neurofuncional
Realiza avaliação, diagnóstico, habilitação e reabilitação fonoaudiológicos de pessoas com alterações neurofuncionais, provenientes de sequelas de danos ao sistema nervoso central ou periférico.

10. Fonoaudiologia do Trabalho
Participa de campanhas educativas, palestras e ações de conscientização dos trabalhadores e elabora estratégias de promoção e proteção em saúde no que se refere a Fonoaudiologia.

11. Neuropsicologia
O fonoaudiólogo trabalha com intuito de prevenir, avaliar, tratar e gerenciar os distúrbios que afetam a comunicação humana e sua interface com a cognição.

12. Fluência
Poderá atuar na identificação de tipologias das disfluências típicas e atípicas para o diagnóstico e intervenção em transtornos da fluência.

Autora: Marília Marcondes Ferreira – Fonoaudióloga da Acorde São Carlos
CRFa:6401