NOSSA HISTÓRIA
Um sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas um sonho que se sonha junto é realidade“
(Raul Seixas)
Primeiro logotipo do ACORDE, com o slogan
“ACORDE – Entre na harmonia desse trabalho”
Na noite do dia 08 de agosto de 1988, na cidade de São Carlos – SP, na Escola Estadual de 2º Grau Dr Álvaro Guião, sob a coordenação de Valeria O. Vasconcelos e Sonia Ferraz de Campos Matteo Ferraz, respectivamente, presidente e secretaria da mesa diretora, reuniu-se um grupo de pais e profissionais atuantes na área e fundaram a instituição, com o objetivo de suprir uma lacuna e dar oportunidade de educação e inclusão a pessoas com deficiência intelectual.
Participaram da reunião Ana Valentina Angelo, Carolina Maria Garbuio, Darci Eunice Estrozi Garbuio, Odete de Oliveira Silva Sobrinho, Maria Bernadete Vieira de Albuquerque, Fernanda Lourenço Moro, Suzana Carvalho Vidigal Silbermann, Celina Lucia de Lima Rodrigues, Rossalvo Tiago Ruffino, Lucia M. P. Ruffino, Primo Aguarelli, Silvana Cristine de Oliveira Bragatto, Ilze Honiz Vallilo, Oliver Buchmann Santos, Paulo dos Santos, Amélia G. Policastro, Luiz F. de Matteo Ferraz, Francisco C. Vasconcelos, Sônia Maly, Lídia B. Parrela, Fatima E. Democi, Leila P. Soares, Carlos Barbosa Silva, Sônia Ferraz Campos Matteo Ferraz, Marco Aurélio P. Ruffino, Valéria O. Vasconcellos, Valdir Galipp.
Após a fundação da Associação de Capacitação, Orientação e Desenvolvimento do Excepcional – ACORDE, foi aprovado o Estatuto Social da organização. Em seguida foi posta em discussão a eleição da primeira diretoria da instituição bem como o Conselho Fiscal. A primeira gestão eleita (biênio de agosto de 1988 a agosto de 1990) foi:
Suzana Carvalho Vidigal Silbermann – Presidente;
Adahir Montanari Garlipp – Vice-Presidente
Ana Valentina Angelo – 1ª Secretária
Evani Maria R Marins – 2ª Secretária
Amélia Garndolfi Policastro – 1ª Tesoureira
Carolina Maria Garbuio – 2ª Tesoureira
Conselho Fiscal: Angela Dylise Policastro, Paulo dos Santos, Valdir Garlipp.
Suplentes: Celina Lucia de Lima Rodrigues, Francisco C. Vasconcelos, Luiz F. de Matteo Ferraz.
Maria Lobbe: Uma grande mulher
O Instituto Acorde tem o privilégio de ter como patronesse a Sra. Maria Lobbe, que por suas virtudes foi admirada e estimada por todos que a conheciam.
Nascida em 15 de setembro de 1900 na cidade de Campinas, no bairro do Taquaral, filha de Giorgia e Pedro Maffei.
Ainda pequena veio para São Carlos onde sua família passou a residir.
Fez seus primeiros estudos na Escola Dante Alighieri e frequentou por algum tempo o Colégio São Carlos.
Terminando seus estudos, dedicou-se juntamente com suas irmãs a arte do bordado, passando a dar aulas para muitas jovens.
Viajou para a Itália em companhia de seus tios Josefina e Miguel Giometti, onde permaneceu por dois anos, residindo em Luca, na região de Toscana, terra natal de seus pais.
Regressando a São Carlos, encontrou a sua espera o professor Antonio Adolpho Lobbe, natural de Rio Claro, que a conhecera antes de sua viagem à Europa.
No dia 20 de maio de 1923, o casal Maffei Loobe subiu ao altar para unir-se em matrimônio, união esta que perdurou por até a morte de seu marido em 17 de outubro de 1964.
Dessa união nasceram os filhos Waldemiro, Walter, Wanda, Walkyria e Wilma.
Três de seus filhos casaram dando-lhe nove netos.
Acompanhou o marido, lutando corajosamente por várias cidades do Estado.
Em Ribeirão Pires ele exerceu o cargo de Diretor do Grupo Escolar.
Em 1927 o casal voltou definitivamente a São Carlos, onde o marido abandonou o magistério e passou a ocupar o cargo de Diretor das Industrias Giometti.
Incansável, ela participou ao lado do marido de memorável campanha eleitoral na qual o professor Lobbe foi eleito Prefeito Municipal de São Carlos, em 1960.
Como primeira-dama do Município, durante 4 anos de mandato, ela com muita bondade, humildade e simpatia esteve presente aos compromissos que a árdua tarefa exigia.
Faleceu em 16 de junho de 1979, deixando a comunidade sancarlense consternada, pois muito admirada foi pelas qualidades de mulher, mãe e esposa, justificando plenamente a expressão:
“Ao lado de um grande homem há sempre a presença de uma grande mulher”.
Garanta a continuidade e a ampliação dos atendimentos das crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual