NOSSA ATUAÇÃO
Socialmente Significante
O Instituto Acorde consolida-se, cada vez mais, como uma organização da sociedade civil atuante na defesa e argumentação em favor da causa da deficiência intelectual. A organização tem legitimidade perante o grupo que representa e a visibilidade de suas ações de advocacy na área são reconhecidas na exposição dos problemas e necessidades; na busca de melhorias e soluções; na colaboração e parceria com outras organizações e serviços públicos; na participação em conselhos e comissões para discussão e implementação das políticas públicas necessárias que assegurem que os direitos desses indivíduos sejam garantidos,
Aumentando seu poder de ação e maior participação cidadã das pessoas com deficiência intelectual nas tomadas de decisões, o Instituto Acorde colabora para o fortalecimento de uma cultura política mais democrática, transparente e participativa. Além disto, desenvolve ações de caráter socioassistencial que buscam o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, a autonomia e a participação plena e efetiva na sociedade. Estas ações estão estruturadas em serviços, programas e projetos, oferecidos gratuitamente.
Programa de Atendimento à Criança e ao Adolescente
O atendimento socioeducativo para crianças e adolescentes é realizado semanalmente, em grupos de até 04 crianças ou até 08 adolescentes com duração de 4h. Neste período, acontece o atendimento direto, os registros da evolução de cada usuário e as discussões interdisciplinares, que garantem a integralidade das ações da atenção especializada. As necessidades específicas da deficiência intelectual de cada indivíduo como a orientação e mobilidade, as atividades de vida autônoma, a utilização funcional dos outros canais de percepção, são trabalhados no contexto do plano de intervenção do grupo. Atividades socioculturais e de lazer como festas comemorativas, piqueniques, visitas a Museus e locais históricos entre outras são parte do atendimento, assim como o acompanhamento da inclusão escolar, em encontros periódicos realizados na própria instituição. Além da intervenção direta, realizamos, quando necessário, o encaminhamento para a aquisição de recursos específicos e para atendimento em outras redes de apoio. A partir dos 03 anos de idade os assistidos podem ser encaminhados diretamente para atendimentos específicos de: Educação Especial , Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Psicopedagogia. Estes atendimentos também são realizados semanalmente na organização , em duplas ou individualmente conforme o diagnóstico.
Programa de Atendimento ao Jovem e ao Adulto
A estrutura de atendimento oferecida ao jovem e ao adulto caracteriza-se por um espaço de convivência que contempla Oficinas de Arte e Cultura (Dança, Desenho , Pintura , Artesanato e Musicalização, Cursos, Oficinas de Informática e a Formação para a cidadania: como os cursos de Autonomia e Independência; Cidadania , atendimentos especializados de Atividades de Vida Autônoma, Orientação e Mobilidade; atividades socioculturais e socioeducativas através de sessões de Cinema, com saídas para espaços culturais como teatros, circo, shows, exposições, palestras, parques etc) e participação nos Grupos de Apoio Psicossocial. Os usuários podem ter atendimentos diários, semanais, ou de 2 a 4 vezes por semana. A duração das atividades em cada dia pode variar de 1 a 3 horas. A maioria dos cursos são oferecidos em ação continuada.
Projeto MOVA – Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos
O MOVA – Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos, surgiu em 1989 em São Paulo durante a gestão de Paulo Freire na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, com uma proposta que reunia Estado e Organizações da Sociedade Civil, para combater o analfabetismo entre jovens e adultos. O MOVA São Carlos, foi implantado em junho de 2002, sendo o principal objetivo contribuir para a diminuição da taxa de analfabetismo na cidade de São Carlos.
Atualmente, desenvolve atividades educativas em 22 núcleos de alfabetização de jovens e adultos, que abrangem áreas rurais e áreas periféricas do município, atendendo cerca de 300 pessoas que querem aprender a ler e escrever seus próprios nomes e suas histórias “e lutam para conquistar o direito da escrita que é um direito de todos”. No MOVA São Carlos podem se inscrever jovens e adultos com idade igual ou superior a 15 anos que não estão alfabetizados, e que nunca frequentaram à escola. Conta com uma equipe de pessoas voluntárias, educadores e educadoras que recebem um auxílio de custo do setor público para atender os núcleos de alfabetização; que ocupam espaços, cedidos por: OSC, igrejas, centros comunitários, entre outros. O MOVA São Carlos não certifica as educandas e educandos, mas pós alfabetização fazemos os encaminhamentos necessários desses estudantes para que elas e eles deem continuidade aos estudos.
O Instituto Acorde firmou parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos e tornou possível a formulação de um convênio junto a Secretaria Municipal de Educação que proporciona subsídios, (auxílio para os voluntários e voluntárias) para manter o programa e, assim, atender os jovens e adultos, com ou sem deficiências, em processo de alfabetização.
O MOVA São Carlos é de suma relevância para toda a comunidade pois, proporciona ações que visam a transformação social, direcionado para pensar e estabelecer políticas públicas sociais e educacionais, visando atender aos direitos de cidadania da população, especialmente aqueles grupos excluídos do acesso à educação, direito social garantido por lei. Sendo assim, buscamos as colaborações e os apoios sejam, por meio, de ações voluntárias, doações de materiais, entre outros, que possam potencializar nossas ações nos núcleos de alfabetização.
Garanta a continuidade e a ampliação dos atendimentos das crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual